sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing

Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing
Logística



Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneifa eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do consumidor.

Envolve, cada vez em maior grau de importância, a gestão de muitas informações relevantes ao processo de planejamento, execução e controle de fluxo e armazenagem de produtos, além de todos os serviços associados. Assim, gerir informações sobre demanda de clientes, controlar o atendimento de pedidos e manter o rastreamento das entregas sendo realizadas e dos correspondentes pagamentos são atribuições da logística, ainda que executadas por profissionais de outras áreas da empresa.

Ainda assim, pensar em logística apenas ligada a estoques e transportes tem suas razões: primeiro estas são, em verdade, duas das atividades mais importantes da logística, quanto ao dispêndio de recursos.

Para vários autores, a logística responsabiliza-se por todos os macroprocessos, incluindo a distribuição física, necessários para disponibilizar produtos e serviços no pdv. Contudo, isso não é o suficiente para canais rápidos de varejo de commodities, por causa da elevadíssima competição principalmente nos mercados maduros.
Distribuição

Distribuição, distribuição física, logística de saída ou outbound logistics referem-se ao que ocorre com os produtos acabados desde que são armazenados até o momento em que são entregues aos clientes, em atendimento aos seus pedidos ou contratos de fornecimento contínuo.

Macroprocessos

v Logística de entrada, de suprimentos ou inbound logistics liga a empresa aos seus fornecedores
v Logística interna ou de operação relaciona-se ao controle das movimentações e dos estoques em processo nas linhas de produção, durante a fabricação dos produtos.
v Logística reversa diz respeito ao fluxo inverso de produtos, dos clientes para a empresa. Este macroprocesso cresceu devido ao movimento de reciclagem ou verde, como ocorre quando a legislação impõe aos fabricantes de baterias ou de pneus a responsabilidade pela sua destinação final após o uso.

Trade Marketing

Trade Marketing investiga e discute o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda. Entendendo a relação entre marcas, pontos-de-venda e consumidores para adaptar os produtos, a logística, as políticas e as estratégias de marketing das marcas, e conquistar o consumidor nos pontos-de-venda. Satisfazendo da melhor maneira possível as necessidades de canais comerciais específicos e de clientes estratégicos.
Em resumo, é uma filosofia de trabalho voltada para os canais de venda, com o objetivo de solidificar a relação entre fabricante e distribuidores e atender com excelência os consumidores finais.

Qual a correlação entre distribuição e trade marketing?

O foco principal das organizações é satisfazer as necessidades dos clientes e dos consumidores e, ao mesmo tempo, maximizar tanto a participação de mercado quanto o lucro. As duas funções-chave, distribuição e trade, se combinam para dar suporte ao processo de venda.

A distribuição para o pdv envolve o movimento físico do estoque para o pdv. Se não há estoque em quantidade, forma e qualidade adequadas, o produto não será vendido.

A distribuição no pdv serve para assegurar a disponibilidade contínua do produto para o consumidor. O produto pode estar estocado, mas se não estiver disponível para o consumidor, não será vendido.

Trade Marketing
Trade marketing é parte essencial na estratégia de marketing das empresas que almejam maximizar a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos-de-venda.
Trade Marketing é uma disciplina de Marketing que orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda, pelo entendimento das necessidades entre marcas, pontos-de-venda e consumidores.
Trade Marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para o sucesso das estratégias de marketing e vendas. Define quais canais de mídia serão utilizados, que produtos desenvolvidos e que canais de comercialização para atender as preferências de consumo do público-alvo. .
O processo contínuo de fragmentação das mídias, somado a uma maior especialização dos canais de venda, num contexto no qual o consumidor está cada vez mais difícil de ser conquistado, criou um cenário de competição acirrada no qual as empresas lutam ferozmente por participação de mercado. Nesse cenário, continua sendo fundamental desenvolver marcas fortes que estabeleçam condições de enfrentamento da concorrência, dos canais de venda pela sua comercialização e, o mais importante, o share de preferência dos seus consumidores-alvo.
Trade Marketing estabelece ainda, a necessidade de se adaptar produtos, logística e estratégias de marketing, de modo a conquistar o consumidor nos pontos-de-venda, com um modelo de parceria entre os fabricantes e seus canais de vendas.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Trade_Marketing"

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